DIA 15

O evento público da RedPOP2023 será realizado nos dias 15 e 16/7 na Alameda das Sapucaias, a avenida em frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Com ações gratuitas para a sociedade, o evento será um momento de diálogo e contato com diversas atividades de popularização e divulgação da ciência, vindas de diferentes estados do país e também de outros países da América Latina. Oficinas educativas, intervenções artísticas, caminhões itinerantes de ciência, performances teatrais e outras ações aguardam os visitantes! Marque na agenda os dias e o horário: das 9h às 16h!

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

TRABALHOS APROVADOS DE PROPONENTES PARA A REDPOP

As vozes do Oceano

Duração: 1 hora
Local: Tenda artística
Capacidade: Entre dez e 70 pessoas
Dia: 15/7, das 9h às 10h e das 10h20 às 11h20

Resumo:As vozes do oceano” é uma performance teatral feita por mulheres. Com danças, sons e interpretação, a performance mostra a vida marinha e a destruição após a chegada do plástico nas águas. As mulheres do oceano saem do seu habitat natural e vão à superfície para alertar e conscientizar o público sobre a destruição do ecossistema. 

Contadores de histórias do Museu da Vida Fiocruz

Duração: 20 minutos cada apresentação
Local: Tenda artística
Capacidade: Entre dez e 30 pessoas
Dia: 15/7, das 10h às 10h20, das 11h20 às 11h40 e das 11h40 às 12h

Resumo: As contadoras do museu trarão sessões sobre empoderamento feminino, apresentando ao público dezessete biografias de personalidades femininas, selecionadas do livro “Histórias de ninar para garotas rebeldes – fábulas sobre mulheres extraordinárias”, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Para a leitura, as integrantes da equipe incentivam o público a participar da leitura dos textos. Após a leitura junto ao público, a interação continua com o Realejo, que consiste em uma maleta de madeira, pequena e de mão, que leva em seu interior frases específicas de acordo com a temática abordada.

Espetáculo banana para que te quero?

Duração: 30 minutos
Local: Tenda artística
Capacidade: Entre dez e cem pessoas
Dia: 15/7, das 12h às 12h30

Resumo: Na peça, uma banana sai de uma lancheira para pegar ar fresco, mas um biscoito recheado aparece e torna esse momento um pouco tenso. A peça tem como objetivo dialogar com estudantes de 5 a 12 anos, bem como profissionais da educação, sobre consumo, produção e comercialização de alimentos saudáveis, além de hábitos alimentares culturais regionais e integração entre agroecologia, segurança alimentar e soberania alimentar.

Saber em cena: Teatro na praça

Duração: 60 minutos de duração
Local: Tenda artística
Capacidade: Entre seis e 40 pessoas
Dia: 15/7, das 12h30 às 13h30

Resumo: A proposta consiste na realização de uma vivência teatral aberta a todos os públicos, com duração de 60 minutos, em um espaço aberto. A partir da leitura de poesias, de músicas, de fantasias coloridas e outros estímulos lúdicos, os participantes são convocados dialogicamente a improvisar pequenas cenas relacionadas ao tema do conhecimento – suas potências, seus prazeres, suas implicações com o poder, a política e a cidadania, a sua necessária democratização e seus desafios. Para estimular o desenvolvimento dramatúrgico e cênico do tema, serão evocadas, por meio de pequenos textos e imagens, algumas referências conhecidas do imaginário cultural, como Galileu Galilei, Franskestein e a Caverna de Platão. 

Um convite para dançar

Duração: Uma hora
Local: Tenda artística
Capacidade: Até 20 pessoas
Dia: 15/7, das 13h30 às 14h30

Resumo: Um pulso de ar nos pulmões, uma rede de neurônios que se forma por meio de sinapses, um voo de sabiá, que sabia assobiar. Tudo é dança, movência e inspiração de pesquisa para muitas/os cientistas. Este convite tem o intuito de construir corporalmente uma coreopolítica com as pesquisadoras envolvidas no LAB Ciência e Dança, um grupo de estudos e experimentações que estimula a integração entre ambas as áreas, numa perspectiva da divulgação científica. O grupo surgiu durante a pandemia, a partir da necessidade de se mover em isolamento social. Iniciaremos a performance a partir da movência das cientistas integrantes do LAB e abriremos para um momento de dança com as/os participantes do congresso.

Conhecendo as ervas das vovós e utilizando-as no seu dia a dia

Duração: 20 minutos
Local: Tenda da Ciência
Capacidade: Entre dez e 30 pessoas
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Este minicurso irá trabalhar a memória afetiva relacionada às ervas medicinais que eram  e são cultivadas nos quintais das avós, mostrando que os ensinamentos vão muito além das paredes de uma sala de aula. As hortas são espaços de ensino que geram aprendizados, lembranças e benefícios para a saúde.

Laboratorio de visualización y sonorización

Duração: 15 minutos
Local: Tenda artística
Dia: 15/7, das 14h30 às 14h45

Resumo: A peça proposta é uma performance com som e vídeo.

Workshop: Os novos exercícios de hibridação no desenho artesanal - o biocouro e as técnicas da arte popular mexicana

Duração: 20 minutos
Local: Tenda Artística
Capacidade: Entre dez e 30 pessoas
Dia: 15/7, das 14h45 às 15h05

Resumo: Quinze pessoas serão apresentadas com o biomaterial feito em nosso workshop (a partir de biobananas) e faremos exercícios básicos de costura com fibras naturais do México. Ao final da atividade, além de conhecer o contexto e o futuro dos biomateriais compostáveis, eles levarão para casa uma sacola feita com o material.

Serie documental Diálogo de Saberes

Duração: 45 minutos
Local: Tenda Artística
Capacidade: Entre dez e 30 pessoas
Dia: 15/7, das 15h05 às 15h50

Resumo: Em cada episódio da série, embarcamos numa viagem ao conhecimento, ao deslumbramento, à investigação, à biodiversidade e à cultura, evidenciando as ligações entre duas visões do mundo historicamente distanciadas e evidenciando como o diálogo em torno do conhecimento potencia a transformação das realidades nos territórios. É um exercício de divulgação científica que se enquadra em contextos comunitários para expor esses outros conhecimentos que coexistem na Colômbia.

DA VINCI: diálogos entre Ciência e Arte

Local: Tenda da Ciência
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: A exposição é, sobretudo, um convite ao exercício da criatividade. As obras representam o olhar de graduandos e pós-graduandos sobre como os movimentos artísticos retratam diferentes temas da biologia. O objetivo é mesclar as linguagens artística e científica para criar uma obra de arte única, que retrate o conhecimento biológico contemporâneo por meio da visão de pintores renomados e de movimentos artísticos históricos. As obras foram concebidas e idealizadas dentro da disciplina de Ciência & Arte, do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências da Uerj, e por estudantes da graduação da Escola de Ciências da Saúde (IBMR), na disciplina de Processos Biológicos. 

Explorando o corpo humano

Duração: 20 minutos
Local: Tenda da Ciência
Capacidade: Entre quatro e oito pessoas
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O Museu da Patologia propõe uma imersão pelo corpo humano com ações interativas e lúdicas destinadas, inicialmente, ao público da educação básica. Para tanto, serão ofertadas três atividades para encantar e difundir a ciência entre o público.

Mergulho no MONA Cagarras: uma exposição para conhecer sua história e biodiversidade

Duração: Entre 5 e 15 minutos
Local: Tenda da Ciência
Capacidade: de oito a 15 pessoas
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (Mona Cagarras) é uma Unidade de Conservação (UC) federal marinha de proteção integral, localizada a cerca de 5 km da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A equipe da unidade, junto de seus voluntários, realiza exposições sobre a UC, em que apresenta ao público a Coleção Zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ, com espécimes coletados nas ilhas, além de fotografias, materiais didáticos e de divulgação em geral. 

Quiz anti-fakenews: uma proposta interativa de reflexão e combate à desinformação

Duração: 10 minutos
Local: Tenda da Ciência
Capacidade: Até dez pessoas
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O projeto pretende realizar uma pesquisa estatística referente à extensão dos saberes populares em se tratando de ciências, especialmente a física. Com esse fim, foi produzido um quiz com perguntas sobre informações equivocadas comumente circuladas sobre ciência para avaliar o conhecimento das pessoas entrevistadas nesses tipos de questões. Assim, utilizando do quiz, pessoas de diferentes faixas etárias, condições socioeconômicas e níveis de escolaridade são entrevistadas, a fim de realizar um estudo sobre o quanto as fake news e equívocos tangentes aos temas científicos permeiam na sociedade. Após a análise estatística do material coletado, serão discutidos possíveis motivos e formas de combater a desinformação.

Será que tem química no seu dia?

Duração: Até três horas
Local: Tenda da Ciência
Capacidade: sem restrição
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Esta é uma iniciativa do projeto K-12 do Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AIChE, na sigla em inglês), da UFRJ. Considerando o atual cenário de desigualdade no acesso à educação básica de qualidade na cidade do Rio de Janeiro, o intuito do projeto é melhorar essa realidade, democratizando a ciência e levando o conhecimento científico às escolas públicas e a outras zonas da cidade. A contribuição se dará por meio da apresentação de experimentos simples, com os quais pretendemos despertar o interesse do público pela ciência, abordando conceitos básicos de química e física e aplicando estes conceitos na sua realidade e no seu cotidiano. 



CAMINHÕES ITINERANTES

Zika Bus

Duração: Durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O principal objetivo do ZikaBus é mobilizar a comunidade escolar para o combate e enfrentamento de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, conhecidas como arboviroses (como Dengue, Zika vírus e Chikungunya), por meio da alfabetização científica e educação ambiental. O projeto discute o vírus, suas características, ciclo de vida, habitats de reprodução e medidas de combate, bem como das doenças por ele transmitidas.

Museu Ponto UFMG

Duração: Durante todo o dia 
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Trata-se de um espaço científico-cultural adaptado em uma unidade móvel com seis salas interativas no seu interior e que relatam a história do homem e sua relação com o universo. Ele conta também com uma exposição externa com cerca de 30 experimentos científicos que são divididos em três galerias: Galeria Energia, Galeria Homem e Galeria Desafio.

Caravana da Ciência - Fundação Cecierj

Duração: Durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O objetivo da Caravana da Ciência é oferecer a alunos, professores e à população um ambiente de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência. Trata-se de uma carreta especialmente adaptada com uma porta palco, sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos. As atividades são compostas pela exposição de experimentos, explicados por monitores, sessões de planetário, sessões de sala escura e apresentação de bancada de física.

Ciência Móvel - Museu da Vida FIOCRUZ

Duração: Durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: É um museu de ciências itinerante que viaja em uma carreta e leva exposições, módulos interativos, jogos, multimídias, planetário digital e intervenções artísticas a municípios da Região Sudeste. Depois de montadas todas as atividades, o interior da unidade móvel se transforma em uma sala multimídia, onde são exibidos vídeos seguidos de debates com o público, dinamizados por mediadores especialmente formados para atividades de divulgação científica. Oferece um espaço de descoberta e reflexão sobre a ciência e a tecnologia, por meio de atividades interativas, onde discute-se de maneira problematizadora a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ambiente.

Estação Ciência

Duração: durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: O projeto Estação Rio de Tecnologia, da Prefeitura do Rio de Janeiro e realizado em parceria com o SESI, é voltado para oferecer oficinas, workshops e eventos que visam promover a inclusão digital por meio de uma plataforma móvel itinerante em um caminhão. Os participantes poderão aprender e aprimorar suas habilidades em tecnologia, informática e economia criativa.

Sesc Ciência: O Sistema Solar - A viagem é sua!

Duração: durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Jogo de tapete com trilha de desafios construídos com o público.

Mast: Uma viagem ao Sol com o MAST

Duração: durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Uma atividade de observação do sol, com a Praça de Telescópios em parceria com o IFRJ e a Fundação Planetário, bem como dicas seguras para observar o Eclipse Solar que ocorrerá em outubro de 2023.

Museu Nacional: A Coleção didático-científica para empréstimo

Duração: durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Venha se encantar com a coleção didático-científica da SAE! Você terá a oportunidade de conhecer de perto diferentes animais, rochas, fósseis e minerais, além de aprender sobre sua importância e conservação.

Museu Nacional: Visita Educativa "O Museu e a Quinta"

Dia: 15/7, às 10h30 e às 13h30

Resumo: A visita educativa consiste em um giro pelo entorno do Palácio de São Cristóvão (Museu Nacional), na qual os participantes são convidados a explorar o conjunto natural, paisagístico e arquitetônico da Quinta da Boa Vista e sua história. Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II, na frente do Museu Nacional.

Museu Nacional: Descobrindo os insetos com o Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional

Duração: durante todo o dia
Dia: 15/7, das 9h às 16h

Resumo: Nesta atividade para crianças a partir de oito anos, jovens e adultos, será apresentado o Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional e, a partir de um jogo de cartas, vamos identificar e classificar alguns insetos presentes na coleção didático-científica da Seção de Assistência ao Ensino do museu.