Proponente: Vanessa Brasil de Carvalho
Lugar: SALA DE AULA DO CDHS 3o ANDAR – SALA 2
Este minicurso se propõe a apresentar algumas discussões recentes sobre os conceitos relacionados à fake news e desinformação, trazendo exemplos práticos de materiais midiáticos dessa natureza. Principalmente hoje, momento em que ainda estamos em um contexto de incertezas pandêmicas e de polaridade política, é importante saber identificar aspectos de desinformação em mensagens que recebemos diariamente. Vale destacar, então, que fake news não é um conceito recente, porém, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e no debate público em razão dos embates políticos. No caso de temáticas científicas, o assunto perpassou boa parte do período pandêmico, quando muitas mensagens incorretas (intencionalmente ou não) foram veiculadas, com destaque para as redes sociais. No minicurso proposto, lembraremos que a internet se tornou a facilitadora e principal veículo das fake news hoje. Há várias definições para o termo (RUBIN, CHEN, CONROY, 2015; ALLCOTT, GENTZKOW, 2017; HIRST, 2017; LAZER et al., 2018; OKORO et al, 2018), mas destacaremos a definição do Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Nele, Wardle e Derakhshan (2018) entendem que uso do termo “fake News” é inadequado para descrever a complexidade da situação atual de excesso de informações. Por isso, os autores trabalham com o conceito de desordem da informação a partir de três tipologias. A “mis-information” acontece quando uma informação falsa é compartilhada sem intenção de fazer mal, mas pode estabelecer uma conclusão errada sobre os fatos. A “dis-information” acontece quando uma informação falsa é compartilhada com a intenção de causar um efeito negativo em uma pessoa, um grupo social, uma organização ou um país. Já a “mal-information”, quando uma informação verdadeira é compartilhada para causar um dano a uma pessoa, um grupo social, uma organização ou um país.
Referências
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of economic perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-36, 2017.
HIRST, Martin. Towards a political economy of fake news. The political economy of communication, v. 5, n. 2, 2017.
LAZER, David et al. The science of fake news. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018.
OKORO, E. M. et al. A hybrid approach to fake news detection on social media. Nigerian Journal of Technology, v. 37, n. 2, p. 454-462, 2018.
RUBIN, Victoria L.; CHEN, Yimin; CONROY, Nadia K. Deception detection for news: three types of fakes. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 52, n. 1, p. 1-4, 2015.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Thinking about information disorder: formats of misinformation, disinformation, and mal-information. In: Ireton, Cherilyn; Posetti, Julie. Journalism,fake news& disinformation. Paris: Unesco, p. 43-54, 2018.